Apresentação

O Laboratório Multiusuário de Criogenia da UFG – LabCRIO, sediado no Instituto de Química da UFG, teve suas atividades iniciadas em fevereiro de 2014, com a instalação do liquefator adquirido com recursos MCT/FINEP/CT-INFRA-PROINFRA-01/2007. Esse laboratório tem como finalidade implantar a infraestrutura necessária para que a Universidade Federal de Goiás se torne autossuficiente na produção de nitrogênio líquido para pesquisas que utilizam materiais em baixíssimas temperaturas, como aquelas realizadas no âmbito das linhas de pesquisa em: reprodução humana e animal; conservação de germoplasmas, tecidos, etc; biologia celular; sequenciamento de proteínas, nanomagnetismo, ressonância eletrônica de spin, ressonância magnética nuclear, cristalografia e materiais,  entre outras inúmeras atividades de pesquisa desenvolvidas nessa universidade.

O Labcrio possui um liquefator Kelvin M280X3, com capacidade de liquefazer até 120 litros de nitrogênio por dia. O laboratório possui um Comitê Gestor composto por cinco professores de diferentes unidades acadêmicas da UFG, um técnico em química, responsável pelo liquefator de nitrogênio, e dois membros externos à UFG, gestores de laboratórios multiusuários. Sua composição atual é a seguinte:

• Luciano Morais Lião (Coordenador) – Docente do IQ-UFG, com pós-doutorado em RMN (e-mail: lucianoliao@ufg.br);
  • Luiz Henrique Keng Queiroz Júnior (Vice-Coordenador) – Docente do IQ-UFG, com pós-doutorado em RMN (e-mail: professorkeng@gmail.com);
  • José Ricardo Sabino (membro interno) – Coordenador de Laboratório multiusuário, docente do IF-UFG (e-mail: jrsabino@gmail.com);
  • Ricardo Menegatti (membro interno) – Docente da FF-UFG (e-mail: rm_rj@yahoo.com);
  • Elson Alves da Costa (membro interno) – Docente do ICB-UFG (e-mail: xico2206@gmail.com);
  • Gerlon de Almeida Ribeiro Oliveira (membro interno) – Técnico do LabCRIO, Servidor do IQ-UFG, com doutorado em RMN (e-mail: gerlonribeiro@gmail.com);
  • Andersson Barison (membro externo) – Coordenador de Laboratório multiusuário, docente DQ-UFPR (e-mail: anderbarison@gmail.com);
  • Antonio Gilberto Ferreira (membro externo) – Coordenador de Laboratório multiusuário, docente DQ-UFSCar (e-mail: giba_04@yahoo.com.br).